terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sócrates e Passos Coelho – farinha do mesmo saco…

Irritavam-me os “reaças” que noutros tempos me atiravam à cara que a democracia era o sistema que segregava os imbecis à sociedade e os colocava no poder… com os anos fui descobrindo que ia segregando os coladores de cartazes, hoje já nem sei o que dizer… por vezes refugio-me nas máximas dum Eça ou de um Pessoa, o primeiro quando nos diz que “políticos e fraldas devem ser mudados várias vezes e pelos mesmos motivos”, o segundo quando afirma que “o povo não tem ideais, tem interesses”, o que sendo verdade, me obriga a melhor conhecer estes dois ilustres portugueses, em detrimento dos cronistas de ocasião, que por aí vão “botando” umas “faladuras”, acreditando ser sabedoria…
Durante anos visitei clientes espalhados pelo Norte do país e, as estradas que percorria, não sendo as melhores, nunca me impediram de levar a cabo o meu trabalho. Hoje, fico calado, quando vejo resmas de mangas-de-alpaca, abrir a boca para dizer; “então não precisávamos duma auto-estrada para a nossa terrinha?”, e não vale a pena gastar latim com esta gente, apenas me interrogo sobre o país em que vão crescer os nossos filhos… ou os que por cá ficarem… é que ser o 4º país com melhor rede rodoviária do mundo, não nos devia alegrar, mas antes saber quanto nos vai custar e quem vai pagar a factura… e que me lembre, nunca ouvi grande algazarra por parte da oposição a Sócrates, ou por parte dos sindicatos, ou de outros opinantes oficiais, quando todos estes e outros projectos se lançavam a concurso…
Mas não são só estes projectos que me irritam, por vezes passo uma vista de olhos num blog de gente jovem, o MáDespesa Pública, e concluo que o dinheiro público gasto em merdices, deveria vir chapado nas capas dos Jornais do regime, pois são mais importantes que as zanga de comadres, que por lá noticiam…

Sem comentários: