sábado, 5 de novembro de 2016

A CGD não tem de ser recapitalizada!

"5 000 000 000 €: O governo (de António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa) quer canalizar cerca de cinco milhares de milhões de euros dos contribuintes para a Caixa Geral de Depósitos, com o apoio da oposição (Passos e Cristas) e até do Presidente da República. Só que ninguém explica para que são esses 5 000 000 000 de EUROS. Exige-se uma explicação decente.
Até porque, a fazer fé nos documentos da própria Caixa Geral de Depósitos, a Caixa não precisa de capital. No que diz respeito à solvência, os rácios de referência na Banca Internacional, “Common Equity Tier 1, Phased-in e Fully Implemented”, “alcançaram em junho valores de 10,0% e 9,2%, respectivamente, cumprindo as exigências regulamentares”. E em termos de liquidez: o seu “Liquidity Coverage Ratio” ascende a 193,5%, valor muito acima das exigências regulamentares, segundo resultados publicados há dois meses. São pois os documentos da CGD que contrariam a anunciada necessidade de injecção de capital. EXIGEM-SE EXPLICAÇÕES! Haja decência e respeito por quem paga, neste caso, o POVO." - Dr. Paulo Morais 16/10/2016


"Para que é que o governo e alguns partidos querem meter na caixa milhões de euros a mais? Das duas, uma: ou é para encharcar o mercado de dinheiro para o crédito ao consumo, que normalmente tem um grande efeito eleitoral, ou então é para alimentar as autarquias em ano eleitoral”.

Sem comentários: