segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Estado Social e a reforma da segurança social…

O Estado Social reviu a fórmula de cálculo das reformas para assegurar o futuro do sistema de segurança social, e até ai tudo bem, mas existem questões por esclarecer…

- Como é que a necessidade desta correcção não foi detectada alguns anos antes e anunciada de uma forma clara ao país? É bom lembrar que a nova formula reduz significativamente o valor das reformas dos jovens, se tivessem previsto correcções anuais ou mesmo bianuais, nada disto teria acontecido, porventura teriam logo revisto a reforma de muitos dos actuais beneficiários, o que seria justo, digo eu…

- Se a nova formula e os princípios subjacentes à mesma estão correctos, então não estarão os actuais reformados a levar para casa um belo bónus? Não deveria esse valor ser quantificado e nalguns casos corrigido?

Muitas mais perguntas podem e devem ser colocadas, mas não vale a pena, pois o atraso destas reformas só beneficiou a geração que as pariu, a qual, só se engana contra os outros… Resta saber se a fatia maior da nossa solidariedade não está a cair em bolsos errados, transformando erros de cálculo em direitos adquiridos duma geração de “chicos” espertos…

Sem comentários: